terça-feira, 12 de maio de 2015

Silvino Évora : Lança "Tratado poético da cabo-verdianidade"

O tratado poético da cabo-cabo-verdianidade é uma obra de Silvino Évora publicada na passada terça-feira, 28 de abril na biblioteca nacional.

É um livro de poesia em homenagem à génese social cabo verdiana, onde o autor mostra-nos o seu amor e a forte ligação à sua terra.


Na apresentação o escritor Abrão Vicente diz que a obra é nada mais nada menos que uma declaração de amor do escritor à cabo verde, mais precisamente ilha de Santiago a sua terra natal, este reconheceu que apesar do livro também ser uma experimentação já que é o segundo livro de poesia do jovem, só um poeta sólido consegue escrever.

Silvino Évora é natural de chão bom, tarrafal de Santiago, é professor na universidade de cabo verde (unicv) e dirige as publicações do editorial sotavento.
É autor de vários livros entre poesia e teses acadêmicos, escreve artigos científicos e participa frequentemente em congressos internacionais.
Fez doutoramento em ciências da comunicação, grau que conseguiu depois de alcançar um mestrado na mesma área e uma licenciatura em jornalismo.

BV

Conferência sobre democracia saber e sociedade com professor Boaventura Sousa Santos




A UNI-CV recebeu na tarde de ontem, o professor doutor  Boaventura Sousa Santos, para a Conferência “Epistemologias do Sul: Para uma Democracia Profunda do Saber e da Sociedade”,  no auditório da Reitoria da Uni-CV, no Plateau, cidade da Praia.


A conferência enquadrou-se no ciclo de debate sobre temas candentes da Educação realizado no âmbito do programa de extensão da Coordenação das Ciências da Educação e do Departamento de Ciências Sociais e Humanas.

O Professor Sousa Santos que é um estudioso das questões do desenvolvimento, transformação social e económica nos países do sul, adoptando uma perspectiva pós- colonial. Com efeito, “a perspectiva pós-colonial parte da ideia de que, a partir das margens ou das periferias, as estruturas de poder e de saber são mais visíveis. Daí o interesse desta perspectiva (…), por problematizar quem produz o conhecimento, em que contexto o produz e para quem o produz” (Santos, 2004).

A conferência deu sequência ao II Colóquio cabo-verdiano de Educação, que teve lugar nos dias 24 e 25 de Abril, e que foi orientado pela máxima de Amílcar Cabral “pensar com as nossas próprias cabeças”.

Boaventura Sousa Santos é também Director do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin- Madison. Foi Global Legal Scholar da Universidade de Warwick e Professor Visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. Já publicou dezenas de obras desde 1988 em português, inglês, espanhol, francês e italiano e foi variadas vezes reconhecido pelo seu trabalho com prémios nacionais e internacionais.
fonte:asemanaonline



Primeiro restaurante da UNICV

Restaurante popular de cabo verde é o primeiro restaurante da unicv no campus do palmarejo, inaugurado no inicio deste ano lectivo com  objectivo de ajudar os estudantes com menos condições financeiras.

Os clientes garantem que é um restaurante que traz vantagens de qualidade alimentar, não só aos estudantes mas sim a toda comunidade académica.
Geisa Reis, aluna, mostra muito satisfeita: "esta iniciativa me agradou bastante, uma vez que permite-nos ter uma alimentação saudável e num preço muito acessível".

Este restaurante oferece ainda duas modalidades de pagamentos, mensal e semanal e com pacotes variados, funciona de segunda à sábado das 7 horas à 20 horas.
Entretanto o restaurante popular de Cabo Verde, com sede em tira chapéu, já possui uma proposta para prestar serviços a quase todas as escolas e universidades da ilha de Santiago.
BV