A UNI-CV recebeu na tarde de ontem, o professor doutor Boaventura Sousa Santos, para a Conferência “Epistemologias do Sul: Para uma Democracia Profunda do Saber e da Sociedade”, no auditório da Reitoria da Uni-CV, no Plateau, cidade da Praia.
A conferência enquadrou-se no ciclo de debate sobre temas candentes da Educação realizado no âmbito do programa de extensão da Coordenação das Ciências da Educação e do Departamento de Ciências Sociais e Humanas.
O Professor Sousa Santos que é um estudioso das questões do desenvolvimento, transformação social e económica nos países do sul, adoptando uma perspectiva pós- colonial. Com efeito, “a perspectiva pós-colonial parte da ideia de que, a partir das margens ou das periferias, as estruturas de poder e de saber são mais visíveis. Daí o interesse desta perspectiva (…), por problematizar quem produz o conhecimento, em que contexto o produz e para quem o produz” (Santos, 2004).
A conferência deu sequência ao II Colóquio cabo-verdiano de Educação, que teve lugar nos dias 24 e 25 de Abril, e que foi orientado pela máxima de Amílcar Cabral “pensar com as nossas próprias cabeças”.
Boaventura Sousa Santos é também Director do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin- Madison. Foi Global Legal Scholar da Universidade de Warwick e Professor Visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. Já publicou dezenas de obras desde 1988 em português, inglês, espanhol, francês e italiano e foi variadas vezes reconhecido pelo seu trabalho com prémios nacionais e internacionais.
fonte:asemanaonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário