sábado, 27 de junho de 2015

Lançamento da terceira edição do livro “As Revoltas “em várias cidades da diáspora



O Livro “Política e Cultura: As Revoltas” de Engenhos, Achada Falcão e Ribeirão Manuel do professor universitário Eduardo Camilo Pereira vai ser lançado em várias cidades da diáspora.

"Política e Cultura: As revoltas dos Engenhos (1822), de Achada Falcão (1841) e de Ribeirão Manuel (1910) " retrata os motivos políticos, sociais e económicos que alimentaram as revoltas de "Engenhos", "Achada Falcão" e "Ribeirão Manuel" e os seus vestígios no Cabo Verde contemporâneo.

A obra já foi apresentada em várias cidades do país agora ´´é a vez do lançamento na diáspora, no dia 24 de junho de 2015, foi apresentada no anfiteatro, do departamento de ciências da vida (Antropologia) / colégio de S.Bento -Universidade de Coimbra, a apresentação esteve a cargo do professor doutor Julião Soares Sousa. No dia 25 de junho, foi apresentada na associação cabo-verdiana de Lisboa pela professora doutora Aurora Almada. Dia 28 de junho, pelas 16h vai ser apresentada na embaixada de cabo verde em paris, apresentação estará a cargo da professora doutora Elisa Andrade.

No dia 1 de julho, pelas 17h30, vai ser apresentada no auditório da faculdade de letras da universidade de Porto, Portugal pelo professor doutor Julião Sousa Soares.
E vai ser apresentada no Luxemburgo no dia 4 de Julho pelas 18h, no Comité de Ligação das Associações Estrangeiras (CLAE), a apresentação estará a cargo do investigador cabo-verdiano da Universidade do Luxemburgo Bernardino Tavares.


Eduardo Adilson Camilo Pereira é investigador, historiador e docente na universidade de Cabo Verde.

PERFIL DE SILVINO ÉVORA

Silvino Lopes Évora é jornalista, professor universitário, escritor e poeta cabo-verdiano.
Nasceu na localidade de Chão Bom, em Tarrafal, onde fez todo o seu ensino primário e o ciclo preparatório. O ensino secundário, fê-lo no Liceu de Santa Catarina em Assomada. Depois, seguiu para a Cidade da Praia para fazer o Ano Zero, equivalente a 12º Ano de Escolaridade.
Concluídos os estudos liceais, Silvino Lopes Évora regressa para Tarrafal, tendo ido lecionar a disciplina de Língua Portuguesa na Escola Secundária do Tarrafal. Fê-lo por dois anos consecutivos.

Depois, assumiu o destino de "caminho longe", que marca a existência cabo-verdiana, banhou o espírito no mar de Tarrafal, disse adeus e seguir para a diáspora.
Primeiro Coimbra onde fez a sua Licenciatura em Jornalismo – na Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra (1999 – 2004).
Depois Lisboa, 2003 - 2004: Pós-graduação em Jornalismo Judiciário, Faculdade de Direito, Universidade Católica Portuguesa (2003 – 2004).
Seguidamente Braga onde fez o seu Mestrado em Ciências da Comunicação - Especialização em Informação e Jornalismo, pelo Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho (2004 – 2006).
Depois Lisboa, Santiago de Compostela, Lisboa, Braga para defender a sua tese de doutoramento em Ciências da Comunicação - Especialização em Sociologia da Informação e da Comunicação, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho (2006 – 2010).
Doutoramento Europeu, com estadia de um semestre de investigação na Universidade de Santiago de Compostela.

Em 2009 lançou a sua primeira obra poética, intitulada Rimas no Deserto - Poemas Inéditos.1 Posteriormente, publicou na III Antologia de Poetas Lusófonos. Em 2010, saiu o segundo livro de poesia com o título de O Passaporte da Diáspora.2 Porém, não é só de poesia se fazem os escritos de Silvino Lopes Évora. No campo científico lança, em 2011, com a prestigiada Minerva Coimbra, Concentração dos Media e Liberdade de Imprensa, Minerva Coimbra, Coimbra.2012: Políticas de Comunicação e Liberdade de Imprensa, Editora, Cidade da Praia.
2013: [Organização conjunta com Alfredo Pereira] As Ciências de Comunicação em Cabo Verde, INTERCOM, São Paulo.
2014: [Organização] Antologia dos Poetas de Tarrafal de Santiago, Editorial Sotavento, Cidade da Praia.
Silvino Lopes Évora Já foi premiado em várias distinções: Grande Prémio Cidade Velha, 2010, Ministério da Cultura de Cabo Verde, Cidade da Praia, Cabo Verde; Prémio Orlando Pantera - Talento Jovem, 2010, Ministério da Cultura de Cabo Verde, Cidade da Praia, Cabo Verde; Prémio Ministério da Poesia 2009, WAF Editora, Porto, Portugal.

Neste momento Silvino Évora trabalha como docente na universidade de Cabo Verde onde é coordenador do curso de jornalismo.


Conferência com professor norte-americano John Fobanjong


UNI-CV vai receber De 29 de junho a 8 de julho o professor norte-americano John Fobanjong do Departamento de Ciência Política da Universidade de Massachusetts em Dartmouth estará em Cabo Verde para falar sobre o "Legado de Amílcar Cabral" , numa parceria realizada entre a Embaixada dos Estados Unidos, a Fundação Amílcar Cabral e a Universidade de Cabo Verde.

John Fobanjon vai dar duas conferências e uma Aula Magna no âmbito das celebrações do 40º aniversário da Independência Nacional. A primeira conferência será na segunda-feira, dia 29 de junho, às 17 horas, na Assembleia Nacional com a moderação da professora da Uni-CV, a doutora Nélida Brito.
No dia 30, o conferencista vai apresentar uma Aula Magna aos estudantes do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Uni-CV no auditório do Campus do Palmarejo, às 09h00.
A última conferência será na Uni-CV em São Vicente, juntamente com a academia local, no dia 1 de julho, no auditório da reitoria em Mindelo, no edifício do antigo Liceu Gil Eanes, às 17h30.

O professor John Fobanjon  pertence ao Departamento de Ciência Política da Universidade de Massachusetts em Dartmouth, onde é Diretor do Programa de Estudos Afro-americanos. Desenvolveu o primeiro curso de nível universitário nos Estados Unidos para o estudo de Cabo Verde e também trabalhou como conselheiro académico para a Associação de Estudantes Cabo-verdiana na mesma universidade.

UNI-CV ABRE PORTA PARA NOVOS ESTUDOS DE PÓS-GRADUAÇÃO


A universidade de Cabo Verde já lançou a sua nova oferta formativa de estudos de pós-graduação em diferentes variantes para o próximo ano letivo.


Para o desenvolvimento e inovação em modalidades que se adequam ao novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior de Cabo Verde, - RJIES e o Regulamento dos Cursos de Pós-graduação da Uni-CV.

Departamento de ciência e tecnologia | DCT, conta com: Desenvolvimento e Meio Ambiente; Didática da Matemática; Ensino da Geografia; Geociências; Matemática e Aplicações.

Departamento de ciências sociais e humanas| DCSH: Ensino do Português: Língua Segunda, Língua Estrangeira; Ciências Sociais; Educação para o Desenvolvimento Sustentável; Ensino do Francês, Língua Estrangeira; Ensino do Inglês, Língua Estrangeira; Filosofia da Educação Cidadania e Direitos Humanos; História; Jornalismo Económico; Segurança Pública; Supervisão e Orientação Pedagógica; TIC e Educação.

Escola de negócios e governação | ENG: Economia e Finanças; Finanças Empresariais; Gestão e Economia da Saúde; Gestão Empreendedora e Novos Negócios; Gestão Hoteleira e Turismo; Integração Regional Africana; Liderança e Políticas Públicas.
Escola de ciências agrárias e ambientais | ECAA: Gestão de Informação Agrícola e Agricultura de Precisão.
A universidade de cabo verde (UNI-CV) tem-se investido na adesão a programas de mobilidade académica (estudantes, professores e staffs) coordenados por prestigiadas universidades, que potenciam excelentes parcerias entre investigadores e instituições, pautadas por padrões internacionais de qualidade.

UNI-CV Acolhe XXV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP)



A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que reúne mais de 150 universidades e instituições de Ensino e Investigação dos países da CPLP, vai realizar de 15 a 17 de julho o seu XXV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, na Universidade de Cabo Verde onde vai centrar o debate sobre a questão dos “novos desafios para o ensino superior apos os objetivos de desenvolvimento do milénio”.

A agenda de encontro, abordará diversos aspetos em torno do tema central: “Novos desafios para o Ensino Superior após os objetivos de desenvolvimento do milénio (ODM) ”, sendo este tema distribuído por várias sessões dedicadas aos seguintes temas: I) Políticas e estratégias de cooperação para o desenvolvimento nos países de língua oficial portuguesa e perspetivas para o pós-ODM; II) A difusão e desenvolvimento da língua e literatura portuguesa; III) A plataforma continental marítima; IV) A presença do mar na cultura expressa em português; V) Novos desafios das Universidades membros da AULP.

Paralelamente ao Encontro, estão previstas atividades de índole cultural nomeadamente o lançamento de edições AULP 2014 e da edição comemorativa do Encontro. As Inscrições e os resumos para comunicações livres devem ser enviados para aulp@aulp.org 

UNI-CV Recebe o XVII Encontro de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa


A Universidade de Cabo Verde (UNI-CV) vai receber o XVII Encontro de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa, Sob o tema global “AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”: perspetivas para o pós 2015, Tendo como anfitriã oficial a Universidade de Cabo Verde, de 07 a 12 de Setembro de 2015, no Campus do Palmarejo.
Os dois primeiros dias serão dedicados a duas visitas de estudo, no dia 07 está programada uma visita ao interior da ilha de Santiago, com uma paragem na Barragem do Poilão.

O dia 08 será dedicado a duas excursões aos centros históricos da cidade da Praia e da Ribeira Grande de Santiago (Histórica Cidade Velha).No dia 09, de manhã está prevista a reunião do Conselho Superior da REALP; à tarde será efetuada a abertura oficial do XVII Encontro da REALP, seguida da apresentação do doutoramento da REALP pela Magnifica Reitora da Uni-CV e da inauguração da Exposição fotográfica sensorial ver, sentir e tocar “Imagens de Imaginar” da autoria de membros da REALP. O dia termina com um momento cultural dedicado à música cabo-verdiana.

Nos dias 10 e 11 serão realizadas conferências e sessões de apresentação de trabalhos em formato oral e de poster sobre os oito temas principais do Encontro. No dia 12 realizar-se-á a reunião do Conselho de Representantes da REALP. No dia 13, já fora da programação do XVII Encontro da REALP, a Organização propõe uma excursão à Ilha do Fogo, onde se poderá observar os impactos da erupção vulcânica em curso, mediante previa inscrição e pagamento.

Painéis temáticos: I) Sustentabilidade de Ambientes Costeiros e Marinhos; II) Água, Energia e Mudanças Climáticas; III) Gestão e Conservação dos Recursos Naturais; IV) Desenvolvimento Sustentável, Políticas e Governança, Participação Social e Inclusão Social; V) Gestão Ambiental, Áreas Protegidas, Comunidades Tradicionais; VI) Conservação dos Solos em Ambientes Áridos e Semiáridos; VII) Valor Patrimonial e Arqueológico dos Recursos Naturais.



UNI-CV ORGANIZA CICLO DE CINEMA AO AR LIVRE



O departamento de ciências sociais e humanas (DCSH) da universidade de Cabo Verde UNI-CV, o eleitorado de espanhol (MAEC-AECID) praia e a embaixada da Espanha em Cabo Verde juntos numa organização vão apresentar o ciclo de cinema ao ar livre ás sextas e sábados na praia na escola grande do plateau ás 20 horas, de 26 de junho à 4 de julho.


São quatro filmes á serem exibidos de realizadoras espanholas, os filmes vão ser legendados em português do Brasil.

UNI-CV Realizou O Curso de Formação em Gestão de Projetos Internacionais




Terminou na passada terça-feira o curso de Formação em Gestão de Projetos Internacionais na Escola de Ciências Agrárias e Ambientais da (UNI-CV), o curso foi dirigido durante os dias 22 e 23 de junho, pelo Dr. Tiago Sequeira, responsável pelo departamento de Recursos Humanos da NOVA Information Managemen School e gestor financeiro do projeto AGIM.

O referido estudo aconteceu no âmbito do Curso de Mestrado em Gestão de Informação Agrícola e Agricultura de Precisão (AgIM) e em parceria com a Nova Information Management School, e contou a com a participação de docentes, técnicos, dirigentes da administração pública e de ONG’s.



sexta-feira, 26 de junho de 2015

João Lopes Filho lança obra "António Carreira - O Etnógrafo e Historiador"


Livro intitulado António Carreira - o etnógrafo e o historiador é a mais recente obra de João Lopes filho, onde ele retrata o perfil desse grande historiador Cabo Verdiano, António Carreira.

O acto de lançamento acontece hoje 26 de junho ás 18 horas, no" Salão de banquetes" da Assembleia Nacional e será apresentado por Corsino Tolentino e António Correia e Silva.

De acordo com João Lopes a obra não se trata de uma focalização biográfica, mas sim uma focalização sobre a obra de um dos mais argutos historiadores de Cabo Verde que, em seu entender tão bem soube estudar os aspetos sociológicos do país.

João Lopes Filho é Investigador, Antropólogo e professor na universidade de cabo verde.

UNI-CV prepara o arranque da 1ª edição do curso de Medicina em Cabo Verde.



A Universidade de Cabo Verde  juntamente com o Hospital Agostinho Neto  promovem, em parceria com outras instituições, um conjunto de ações enquadradas no âmbito da abertura do primeiro curso de Medicina em cabo verde.

Ontem, 15 de junho, os membros da Comissão Científica e Pedagógica do curso da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra visitaram às instalações da Uni-CV. A equipa dos docentes e dos responsáveis das instituições parceiras foram conhecer os recursos da Uni-CV, os laboratórios, o centro de ensino à distância e a biblioteca.

Hoje 26 de junho vai-se dar início (cont.14 e 16 de julho), a um ciclo de conferências sobre temas atuais e de grande relevância para o setor da saúde. As conferências serão ministradas por especialistas e visam promover a troca de experiências com a classe médica local. Os temas vão ter como base a informação científica atual desenvolvida através de investigações realizadas pelos conferencistas.


Recorda-se que o curso de Medicina arranca em Outubro deste ano com um máximo de 25 alunos com média igual ou superior a 17 valores. Vai funcionar entre a Uni-CV, os hospitais nacionais e a Universidade de Coimbra (Portugal).

REITORA JUDITH NASCIMENTO NOMEADA NA CATEGORIA MULHER DO ANO NO EVENTO «SOMOS CABO VERDE»


Reitora da Universidade de Cabo Verde (UNI-CV), Judite Nascimento, sendo a primeira mulher a ocupar esse cargo, foi nomeada na categoria de mulher do ano, no evento Somos Cabo Verde, somos os melhores, que terá lugar no dia 3 de Julho.

Judite Nascimento é Geógrafa, doutorada pela Université de Rouen (França) em “Géographie, Aménagement de l’espace, urbanisme”, mestre em “Geografia Humana e Planeamento Regional e Local” pela Universidade de Lisboa e é licenciada em “Geografia” pela Universidade Estatal de Kharkov (Ucrânia).

Exerceu até 2013 as funções de Directora do CIDLOT/Uni-CV, foi eleita ao cargo de reitora em Janeiro de 2014.


PERFIL DE DANIEL MEDINA





Daniel do Rosário Medina natural da ilha de Santo Antão-Cabo Verde é Professor Universitário, Investigador, Formador e Cronista.
Fez a sua Licenciatura em Comunicação Social – com especialização em Jornalismo Internacional na Escola Superior de Jornalismo - Porto.
Mestre em Linguística – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa. 

Pós-Graduado em Direito da Comunicação – Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre em Linguística – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa. Doutor em Ciências Políticas – Faculdade de Sociologia, Administração e Ciências Políticas da Universidade de Santiago de Compostela – Espanha.

Já teve Experiências académicas em várias Universidades Portuguesas e Cabo-verdianas, foi Coordenador de vários cursos entre Orientação de dezenas de teses e monografias e ainda dirigiu vários órgãos de Comunicação social em Portugal e Cabo Verde.
É autor de Vários artigos científicos, livros técnicos, poesias e revistas de especialidade.

Neste momento é docente na universidade de Cabo Verde, faz parte do membro da Associação Cabo-verdiana de Escritores e é administrador da Associação Cabo-verdiana de Autores.

PERFIL DE MANUEL BRITO SEMEDO



Manuel Brito Semedo nasceu em 1952 na ilha de S. Vicente, onde viveu a sua infância com a sua avó Marisa. 
Começou seus estudos primário em Cabo Verde, em 1996 viajou para Maputo onde fez a sua licenciatura em Ensino do Português pela Universidade Pedagógica (UP), mais tarde foi para Portugal para prolongar o seu ensino académico, em 2003 fez Doutoramento em Antropologia, Especialidade de Etnologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL).


Por ocasião do 35.º Aniversário da Independência Nacional foi condecorado com a Medalha do Vulcão, 1.ª Classe, pelo Decreto Presidencial N.º 11/2010, “em reconhecimento pela sua importante contribuição para a promoção e o desenvolvimento da cultura nacional.
Em 2010 foi-lhe atribuído a Comenda Joãozinho da Goméia pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

Neste momento trabalha como docente na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) onde ele já foi vice-reitor, é autor de Na Esquina do Tempo – Crónicas de Mindelo (Crónicas Memorialistas), Mindelo, 2014; Crónicas de Diazá (Crónicas Autobiográficas); A Construção da Identidade Nacional – Análise da Imprensa entre 1877 e 1975 (Investigação Científica), Praia, 2006; A Morna-Balada – O Legado de Renato Cardoso (Estudo Poético e Sociológico da Balada Cabo-verdiana), Praia, 1999, reeditado em 2008; Caboverdianamente Ensaiando, Vols. I e II (Ensaios sobre a Literatura Cabo-verdiana), S. Vicente, 1995 e 1998; e A Colocação dos Clíticos no Português em Maputo (Estudo Linguístico), Maputo, 1997.

Manuel Brito Semedo é autor do blogue Esquina do Tempo – Magazine Cultural Online, criado a 15 de Fevereiro de 2010.


ENCERRAMENTO DA SEGUNDA EDIÇÃO DO CURSO "A ARTE DE COMUNICAR",LIDERADA PELO PROFESSOR DANIEL MEDINA



A segunda edição do curso "A Arte de Comunicar" teve o seu encerramento juntamente com as ”III Jornadas de Marketing e Comunicação”, no passado sábado, 20 de junho, no auditório do Campus do Palmarejo.

O evento de encerramento foi apresentado pelo Presidente da ACAD, Adilson Neto, e Contou com a presença da magnífica reitora Judite Nascimento entre outros docentes, estudantes e funcionários.

Contou com a música dos irmãos Luz, na voz e no violão, de seguida actuou  Nélida, com o público bem vibrante.
Depois da apresentação dos estudantes no âmbito das “III Jornadas de Marketing e Comunicação” houve actuações das peças de teatro, dança e declamação de poesia, e por fim festejaram com um lanche em nome do objectivo alcançado durante o curso de " A Arte de Comunicar".


PERFIL DE JOÃO LOPES FILHO



João Lopes Filho natural da ilha de S. Nicolau - Cabo Verde, é investigador, antropólogo e professor universitário.
Fez a sua licenciatura em Ciências Antropológicas e Etnológicas, pela Universidade Técnica de Lisboa. Diplomado em Administração, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e Engenheiro Técnico Agrário, pela Escola Agrícola de Santarém.

João Lopes Filho Já foi premiado em várias distinções: Troféu Prestígio "AI-UÉ, 1992" - Etnografia Africana, Medalha de 1ª Classe da Ordem do Vulcão, concedida pelo Presidente da República de Cabo Verde, em 2004.Medalha de Reconhecimento, concedida pela Câmara Municipal da Vila da Ribeira Brava, S. Nicolau, em 2007.Grande Prémio de Literatura SONANGOL - 2010.Cidadão Honorário da Cidade Velha, pelo Município de Ribeira Grande Santiago em 2011

Tem várias publicações de livros como: Cabo Verde - Apontamentos Etnográficos, Lisboa, Ed. Do Autor, 1976.Estória, Estória... Contos Cabo-Verdianos, Lisboa, Ulmeiro, 1978 (2ª ed. - 1983, Edição em inglês - 1995).Cabo Verde - Subsídios para um Levantamento Cultural, Lisboa, Plátano Editora, 1981.Contribuição para o Estudo da Cultura Cabo-verdiana, Lisboa, Ulmeiro, 1984.Defesa do Património Sociocultural de Cabo Verde, Lisboa, Ulmeiro, 1985. A Comunidade Cabo-Verdiana em Portugal (co-autor), Lisboa, I.E.D., 1992.Cabo Verde. Retalhos do Quotidiano, Lisboa, Caminho, 1995.Ilha de S. Nicolau de Cabo Verde. Formação da Sociedade e mudança cultural, (2 vols.), Lisboa, Ministério da Educação, 1996. O Corpo e o Pão. O Vestuário e o Regime Alimentar Cabo-verdianos, Oeiras, Câmara Municipal de Oeiras, 1997.Vozes da Cultura Cabo-verdiana, Lisboa, Ulmeiro, 1998.O Forte do Príncipe Real e a Defesa da Ilha de S. Nicolau, Cascais, Edições Património, 1998.Olhares Partilhados, Praia, Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 2002. Introdução à Cultura Cabo-Verdiana, Praia, Instituto Superior de Educação, 2003.Subsídios para o estudo da abolição da escravatura, Praia, Spleen, 2006. Imigrantes em Terra de Emigrantes, Praia, Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 2007. In Memoriam João Lopes, Praia, Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro.2007.Crónicas do Tempo que Passou, Praia, Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 2009.Percursos & Destinos, Luanda, União de Escritores Angolanos / Sonangol, 2010, Entre outros.

Neste momento trabalha como Director da Comissão Coordenadora e docente do Mestrado em Património, Turismo e Desenvolvimento, na Universidade de Cabo Verde;


UNI-CV AGORA CONTA COM NOVO SITE


A Universidade de Cabo Verde (Uni-cv) apresentou o seu novo site institucional mais moderno e que pretende ser um meio de maior inter-ligação com a comunidade académica, tendo especial incidência sobre os três grandes pilares da universidade, o Ensino, a Investigação e a Extensão Universitária.A apresentação esteve a cargo do Gabinete de Comunicação e Imagem da Uni-cv onde foram explicadas as alterações e novidades desta nova plataforma.

Segundo a reitora da Uni-cv, Judite Nascimento, este novo site vai colmatar as lacunas verificadas do anterior site, principalmente no que se refere à facilidade de manuseamento das informações e a organização das mesmas.
“Este site traz uma nova cara para a Universidade e permite que o estudante encontre todas as informações de que procura acerca da instituição, bem como a reitoria aberta que é um espaço onde os alunos vão poder dialogar com a reitora”, salienta Judite Nascimento para quem vai passar a haver uma maior divulgação das investigações feitas pela Uni-cv.
A Reitora sublinha o facto de que através deste novo sitio na internet que o estudante vai passar a ter acesso não só às notas mas também o seguimento da sua situação académica, através do sistema de gestão integrado.

É de salientar que a proposta para a alteração do site da Uni-cv se tratou de uma iniciativa de dois ex-estudantes de Engenharia Informática da referida Universidade, Ricardo Mendes e Joelson Tavares, que actualmente são técnicos no Gabinete de Comunicação e Imagem da Universidade.
Para esta alteração a Universidade contou com o apoio da Unitel T+.
fonte:ocean press

UNI-CV ABRE PORTA PARA O CURSO DE MEDICINA




O primeiro curso de Medicina arranca em Outubro deste ano na Universidade de Cabo Verde, com um máximo de 25 alunos com média igual ou superior a 17 valores, Biologia e Matemática serão as disciplinas de ingresso, Vai funcionar entre a Uni-CV, os hospitais nacionais e a Universidade de Coimbra (Portugal).

Segundo explicou a reitora da universidade Judite Nascimento, o curso vai funcionar em duas fases: a primeira em Cabo Verde e nas instalações da Uni-CV (com professores regentes da Universidade de Coimbra que trabalharão com o auxílio de docentes nacionais). A partir do terceiro ano, os alunos vão para Coimbra fazer o ciclo clínico. A última fase será em Cabo Verde nos hospitais nacionais.


Judith Nascimento afirma “o projeto inicial é formar profissionais para responder à demanda nacional, mas não vamos preparar médicos só para Cabo Verde, vamos sim preparar profissionais que possam vir a exercer medicina em qualquer país”. 

terça-feira, 23 de junho de 2015

UNI-CV: ESTUDANTES DE JORNALISMO CRITICAM A UNIVERSIDADE POR FALTA DE CONDIÇÕES PARA O SUSTENTO DO CURSO



Os estudantes do curso de jornalismo na UNI-CV criticam a universidade e os responsáveis pela falta de condições para sustentar esse curso devido à falta de materiais para aprendizagem.

Os discentes mostram-se indignados com essa realidade pois exigem que a instituição melhore a qualidade de ensino uma vez que essa área exige muito da aula prática.

Catarina de Pina, estudante do 3° ano de jornalismo, afirma "há poucos materiais existentes na nossa escola e os que existem são desputados entre nós e os alunos do curso da multimédia como por exemplo as câmaras de filmar, no entanto gostaria muito que a universidade primasse mais pela qualidade de ensino e que buscassem maneiras de arranjar mais materiais.

Recorda-se que o curso de jornalismo foi lançado na universidade de Cabo Verde desde o ano de 2011 .

UNI-CV ACOLHEU A SEGUNDA EDICÃO DA INICIATIVA CAMÕES



O Centro da língua portuguesa/Camões da UNI-CV promoveu na passada quarta-feira, 17 de junho, a segunda edição da iniciativa Camões.O evento foi presidida pela Diana Almeida, e contou com a inauguração da exposição escritores diplomatas, apresentação do projecto visamar, entrega dos prémios EIRI estudantes, e animação musical com Ndu, Binga de Castro.

A exposição escritores diplomatas foi para homenagear os escritores como, Paulo Castilho Luís Filipe Castro Mendes, Wenceslau de Moraes, António Feijó, Manuel Teixeira Gomes, António Patrício, Álvaro Guerra, Marcelo Duarte Mathias, Eça de Queiroz e Guerra Junqueiro, e ainda servio para a promoção e a divulgação de textos literários em língua portuguesa.

Na entrega dos premios EIRI (Encontro Internacional de Reflexão e Investigação) O centro de Língua Portuguesa/ Camões IP ofereceu quatro estudantes o prémio de incentivo à participação em programas de iniciação científica.

No final foi a vez da actuação musical com os convidados da noite , Binga de Castro, Ndu e Rmna.

domingo, 21 de junho de 2015

Unicv realiza atelier de capacitação sobre identidade, género, orientação sexual e direitos humanos


O Centro de Investigação de Género e Família da Universidade de Cabo Verde (CIGEF-Uni-CV) em parceria com  o escritório da ONU mulheres de Cabo Verde, a fundação triângulo das canárias, e o Alto Comissariado para os Direitos Humanos, na organização deste atelier de 20 a 23 de junho , sobre identidade de género ,orientação sexual e direitos humanos convidaram os representantes da verde FAM, comissão nacional dos direitos humanos e cidadania, instituto Cabo verdiano para igualdade e equidade de género, rede laço branco, câmara municipal da praia e as associações de representante dos homossexuais, para juntos construírem um quadro de referência para o desenvolvimento das acções que eliminem a descriminação em função da orientação sexual.

De acordo com Clementina Furtado directora do Centro de Investigação de Género e Família da Universidade de Cabo Verde (CIGEF-Uni-CV) " este encontro é para capacitar não só a associação mas sim todas as instituições que lidam com essa questão, nomeadamente o próprio CIGEF , a comissão dos direitos sociais para cidadania ou seja as instituições que lidam com esta temática capacitar nessa área  porque são instituições que trabalham  em prol dos direitos humanos a igualdade e não a discriminação deste grupo o grupo LGBT".

O objectivo deste encontro é ter instrumentos que permitem lutar contra a discriminação dos gays , lésbicas, bissexual, e transsexuais, o tal grupo LGBT para a capacitar as instituições presentes neste atelier são ministrados os módulos sobre os direitos humanos nesta subregião e a nível mundial o respeito pelas diferenças sexuais.

Novos cursos para o ano lectivo 2015/16 na UNI-CV


A universidade de Cabo Verde já lançou a sua nova oferta formativa para o próximo ano lectivo para os cursos de graduação nos diferentes  variantes.

O departamento de ciência e tecnologia agora conta com novos  cursos como engenharia alimentar, engenharia mecânica, ensino da física e medicina (mestrado integrado).

Departamento de ciências sociais e humanas: Complemento em educação especial, comunicação cultura e serviços, educação física e desporto, filosofia política e relações internacionais, psicologia, relações internacionais e diplomacia, turismo cultural e lazer.

Departamento de engenharia e ciências do mar tem disponível engenharia de telecomunicações e informática.

Na escola de negócios e governação (eng) conta também com nova oferta formativa que são gestão comercial e marketing e gestão hoteleira e turismo.

As inscrições já se encontram abertas, para a prova de acesso cada estudantes devem apresentar os seus documentos de identificação.

UNI-CV: REALIZA SEMINÁRIO SOBRE «MARKETING NAS ORGANIZAÇÕES CULTURAIS EM CABO VERDE»

A primeira sessão do  seminário sobre «marketing nas organizacoes culturais em Cabo Verde»” na universidade de cabo verde rancou na passada segunda feira 15 de junho e vai até 23 de junho, liderada pela coordenação do curso de gestão do património cultural da uni-cv e os seus discentes.

Na sessão de abertura da conferência foi debatido o património cultural e a sua relação com economia de um país, presidida pelo professor Lourenço Gomes coordenador do curso, presidente do departamento de ciências sociais e humanas doutora Irene Cruz e a professora de marketing nas instituições culturais dra Vanda leite, no auditório campus do Palmarejo.

Esta formação pretende conceder novas ferramentas de marketing às organizações culturais no sentido de melhor promover o estudo de mercados, a conceção dos produtos e serviços e a sua comunicação aos públicos-alvo.
A cultura cabo-verdiana tem sido analisada como um bem com a potencialidade de ser transformado em riqueza económica. É neste sentido que se torna importante compreender o valor dos produtos ou serviços deste setor para fomentar uma verdadeira “economia da cultura”.

Durante o seminario o curso abordará as seguintes temáticas: Principais conceitos de marketing e a evolução do seu papel; marketing ligado a produtos culturais; mercado da cultura, entre outros temas. 
A formação vai consistir na apresentação de palestras, conferências e trabalhos de grupo.

domingo, 14 de junho de 2015

UNICV inaugura Unidade de promoção e inovação

Reitoria da UNICV. Fonte: internet


Foi inaugurada na passada sexta-feira 12, na reitoria da UNI-CV a unidade de promoção e inovação (UPI), um  laboratório de projectos inovadores.

Um espaço onde vai se produzir ideias novas e ajudar as empresas a acrescentar valores e a serem inovadoras, criada pela UNI-CV e a ADEI (Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação) em parceria com a ULPG universidade de Las Palmas  Gran Canária.

De acordo com a reitora deste estabelecimento Judith Nascimento "é uma espécie de incubadora de empresas, que irá tentar conhecer as diversidades do mercado em termos de investigação para inovação das empresas, portanto aproximar as empresas para que elas próprias possam ajudar nos a identificar as áreas que podem direcionar as nossas inovações, e também através da investigação apoiar as empresas a serem mais inovadoras naquilo que fazem não só na produção do produto mas também no próprio processo de produção para que elas possam ser mais produtivas".

Com a UPI a universidade de Cabo Verde aproxima-se mais da sociedade e o financiamento será sempre procurado em conjunto à medida que os projectos vão nascendo.

Recorda-se que a universidade de Las Palmas Gran Canária uma das partes deste consórcio é o maior parceiro da UNI-CV no campo de investigação.

BV

Aristides Silva defende a sua tese de doutoramento




O Professor e investigador Aristides Silva docente na Universidade de Cabo Verde, defendeu a sua tese de doutoramento no dia 29 de maio intitulada "Optimization of 3D Smoke Simulation and Evaluation of Ventilation System in a Stairwell”,  em Ciência da Computação e Tecnologia com concentração em Tecnologia Aplicada de Computadores, o ato realizou-se em Wuhan University of Technology na China.

Aristides Silva é natural de são vicente , tem uma vasta experiência na área de Computação Gráfica, Realidade Virtual (3D) e Tecnologias Multimédia.

BV